Dipirona na gravidez - Pode ou não pode?

Uma dúvida comum em muitas gestantes é saber se pode ingerir o medicamento DIPIRONA durante a gravidez. Normalmente usado para amenizar dores de cabeça e febre e receitado por muitos médicos, a dipirona pode se tornar um inimigo para as gestantes. 
Esse fato ocorre devido a certos componentes presentes no medicamento que podem causar sérios danos ao feto como deficiência funcional e crescimento com lentidão. Os riscos iniciam-se na gestação a prolongam-se até a amamentação. 
Como alternativa a dipirona, é aconselhável pedir sugestão ao médico obstetra ou que acompanha a gravidez. A preferência é a ingestão de medicamentos com componente diferentes ao da dipirona.
A dipirona, também conhecida como novalgina, é receitada normalmente para combater febre e dores em geral. 
Alguns médicos passam a prescrever dipirona a partir do sexto mês de gravidez mas lembramos que a ingestão pode ser arriscada. Nos últimos 3 meses, a dipirona monoidratada é totalmente proibida para gestante. Mesmo o efeito sendo bem fraco, ela prejudica a formação da prostaglandina, podendo fechar antecipadamente o duto arterial.
Caso a gestante realize a ingestão da dipirona durante a amamentação, deve aguardar 48 horas para amamentar novamente.
Uma boa alternativa para uso da dipirona, é o paracetamol que também funciona como analgésico e antitérmico porém lembramos que deve ser ingerido somente se for prescrito pelo médico que realiza o pré-natal e já conhece as particularidades da gestante.

0 comentários: